O Ensino

Com o Ensino vivenciado e aprendido na Escola Santa Maria, cumprimos os direitos de aprendizagem previsto na BNCC e o desenvolvimento das crianças na etapa da Educação Infantil: Conviver, Brincar, Participar, Explorar, Expressar, Conhecer-se.

“A criança como ser que observa, questiona, levanta hipóteses, conclui, faz julgamentos e assimila valores, que constrói conhecimentos e se apropria do conhecimento sistematizado por meio da ação e nas interações com o mundo físico e social, não como resultado de um processo de desenvolvimento natural ou espontâneo, mas sim da intencionalidade educativa e das práticas pedagógicas na Educação Infantil”.

Imprimindo qualidade à educação promovida na fase da Educação Infantil, nos inspiramos na reflexão da autora Anna Bondioli, que sintetiza a natureza da qualidade nos serviços educacionais para a “primeiríssima” infância, na perspectiva dos educadores da região da Emília Romanha, na Itália, onde a qualidade tem uma natureza transacional, participativa, autorreflexiva, contextual e plural. “A qualidade é um processo”, tem origem conceitual e uma natureza transformadora.

Com este processo de ensino-aprendizagem significativo e penetrante, acreditamos que poderemos suscitar uma formação básica bastante sólida, que transcenda, no lugar e na história, os muros da escola.

Ensino Santa Maria

Aqui, o Ensino toma um viés afetivo, facilitador e mobilizador. As áreas do conhecimento são integradas, e a criança aprenderá constantemente, a partir da experimentação, da curiosidade, da criação e da espontaneidade, nos campos de experiência, em sintonia com as novas formas de ensinar e aprender.

Concepção pedagógica

O percurso pedagógico motivador de todo o trabalho escolar inicia na proposta pedagógica da Escola, que tem por premissa a abordagem humanista, onde o centro de toda a ação educativa é a criança. Além de buscar ensinamentos e inspiração nos teóricos – Piaget, Vigostky e Wallon.

O ensino e a aprendizagem têm como ponto de partida o Plano Nacional de Educação, as competências da BNCC para a Educação Infantil e as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil. Trazem as inteligências múltiplas para alavancar os talentos, as oportunidades e para o despertar da capacidade pensante, crítico-criativa e abrangente, única de cada criança. Culmina na potencialização das competências desejadas para que se tornem cidadãos de sustentabilidade, futuros profissionais, líderes preocupados com o bem de si próprio e o bem do outro, o bem comum. Conscientes sobre a construção de um planeta com vida sustentável, qualidade de vida, igualdade e dignidade ao alcance de todos.

Ensino Santa Maria

O Educador

Profissionais qualificados e atualizados. Pessoas apaixonadas pela Educação e o mais importante: apaixonadas por crianças!

O Educador
O Educador
O Educador

Nossa prática pedagógica tem sentido e obtém resultados a partir do olhar ampliado de que, nas vivências de aprendizagem, o aluno é protagonista do processo educativo. E no educador, a pessoa que trabalha com o aluno e para o aluno, que, além de ter o compromisso de oportunizar situações enriquecedoras, transformar conhecimentos, promover a evolução, agregar e valorizar o envolvimento individual e coletivo, alcançar a comunidade escolar e a sociedade em que a criança está inserida.

O Educador na Escola Santa Maria valoriza os conhecimentos prévios das crianças, mostra e traz fatos e acontecimentos além do ambiente interno e dos conteúdos básicos de aprendizagem.

Equipe Santa Maria

Profissionais qualificados e atualizados. Pessoas apaixonadas pela Educação e o mais importante: apaixonadas por crianças!

Equipe Gestora

Dalva de Lourdes Pereira

Equipe Gestora

Luana Regina dos S. Malagutti

Equipe Gestora

Felipe Malagutti

Equipe Gestora

Guilherme Malagutti Filho

Equipe Gestora

Rosana Nascimento

Orientadora Educacional

Lygia Christiane Pinto Pereira

Coordenadora Pedagógica

Equipe de Especialistas

Contamos com profissionais especializados que, com sabedoria, propostas e vivências intencionalmente planejadas, contribuem significativamente para a aprendizagem integral das crianças na nossa Escola.

Giuliana de Angelis Depieri Malagutti

Psicóloga Escolar

Carol Anne Harris Simões
Paula Vergotti Kutxfara

Professora de Inglês

Paula Vergotti Kutxfara

Nutricionsita

Murilo Mascarenhas de Maria

Professor de Futebol

Daniele Szymanek dos Santos

Professora de Ballet e Dança

André Mota

Professor de Musicalização

Paulo Gabriel Ladario

Professor de Movimentos