Com o Ensino vivenciado e aprendido na Escola Santa Maria, cumprimos os direitos de aprendizagem previsto na BNCC e o desenvolvimento das crianças na etapa da Educação Infantil: Conviver, Brincar, Participar, Explorar, Expressar, Conhecer-se.
“A criança como ser que observa, questiona, levanta hipóteses, conclui, faz julgamentos e assimila valores, que constrói conhecimentos e se apropria do conhecimento sistematizado por meio da ação e nas interações com o mundo físico e social, não como resultado de um processo de desenvolvimento natural ou espontâneo, mas sim da intencionalidade educativa e das práticas pedagógicas na Educação Infantil”.
Imprimindo qualidade à educação promovida na fase da Educação Infantil, nos inspiramos na reflexão da autora Anna Bondioli, que sintetiza a natureza da qualidade nos serviços educacionais para a “primeiríssima” infância, na perspectiva dos educadores da região da Emília Romanha, na Itália, onde a qualidade tem uma natureza transacional, participativa, autorreflexiva, contextual e plural. “A qualidade é um processo”, tem origem conceitual e uma natureza transformadora.
Com este processo de ensino-aprendizagem significativo e penetrante, acreditamos que poderemos suscitar uma formação básica bastante sólida, que transcenda, no lugar e na história, os muros da escola.
Aqui, o Ensino toma um viés afetivo, facilitador e mobilizador. As áreas do conhecimento são integradas, e a criança aprenderá constantemente, a partir da experimentação, da curiosidade, da criação e da espontaneidade, nos campos de experiência, em sintonia com as novas formas de ensinar e aprender.
O percurso pedagógico motivador de todo o trabalho escolar inicia na proposta pedagógica da Escola, que tem por premissa a abordagem humanista, onde o centro de toda a ação educativa é a criança. Além de buscar ensinamentos e inspiração nos teóricos – Piaget, Vigostky e Wallon.
O ensino e a aprendizagem têm como ponto de partida o Plano Nacional de Educação, as competências da BNCC para a Educação Infantil e as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil. Trazem as inteligências múltiplas para alavancar os talentos, as oportunidades e para o despertar da capacidade pensante, crítico-criativa e abrangente, única de cada criança. Culmina na potencialização das competências desejadas para que se tornem cidadãos de sustentabilidade, futuros profissionais, líderes preocupados com o bem de si próprio e o bem do outro, o bem comum. Conscientes sobre a construção de um planeta com vida sustentável, qualidade de vida, igualdade e dignidade ao alcance de todos.
Profissionais qualificados e atualizados. Pessoas apaixonadas pela Educação e o mais importante: apaixonadas por crianças!
Nossa prática pedagógica tem sentido e obtém resultados a partir do olhar ampliado de que, nas vivências de aprendizagem, o aluno é protagonista do processo educativo. E no educador, a pessoa que trabalha com o aluno e para o aluno, que, além de ter o compromisso de oportunizar situações enriquecedoras, transformar conhecimentos, promover a evolução, agregar e valorizar o envolvimento individual e coletivo, alcançar a comunidade escolar e a sociedade em que a criança está inserida.
O Educador na Escola Santa Maria valoriza os conhecimentos prévios das crianças, mostra e traz fatos e acontecimentos além do ambiente interno e dos conteúdos básicos de aprendizagem.
Profissionais qualificados e atualizados. Pessoas apaixonadas pela Educação e o mais importante: apaixonadas por crianças!
Equipe Gestora
Equipe Gestora
Equipe Gestora
Equipe Gestora
Orientadora Educacional
Coordenadora Pedagógica
Contamos com profissionais especializados que, com sabedoria, propostas e vivências intencionalmente planejadas, contribuem significativamente para a aprendizagem integral das crianças na nossa Escola.
Psicóloga Escolar
Professora de Inglês
Nutricionsita
Professor de Futebol
Professora de Ballet e Dança
Professor de Musicalização
Professor de Movimentos